Skip to content

Resultados parciais por propostas

Gráfico que representa, a cada faixa vertical, os resultados do perfil de propostas da consulta da LDA caso se desprezem as contribuições em maior volume de participação. É possível notar a desvio do perfil de propostas em função da influência gerada pelos usuários que fizeram blocos massivos de comentários.

O gráfico mostra, de certa forma, qual teria sido o resultado se fossem ignorados os perfis que comentaram diversas vezes. Para se ter uma ideia, um mesmo perfil chegou a comentar 120 vezes em um período de duas horas. A primeira linha do gráfico, à esquerda, representa o grupo de usuários que comentaram apenas uma vez. A última linha, à direita, mostra o grupo de usuários que mais comentou em volume de participação.

O desvio da curva de participação de uma maioria que optou por “acréscimo” (esquerda) para uma maioria que opta por “retorno” (direita) à medida em que o volume de comentários feito por um mesmo perfil evolui evidencia que a correta análise de processos colaborativos de consulta requer mecanismos de compensação para minimizar a alteração causada pelas participações massivas.

Legenda

O gráfico divide as participações de acordo com as possibilidades de propostas dadas aos usuários:
Alteração: significa que o usuário optou por alterar a redação do anteprojeto de lei de direitos autorais.
Acréscimo: significa que o usuário sugere acréscimo de artigo, parágrafo, alínea ou inciso ao texto do anteprojeto de lei.
Retorno: o usuário opta por retornar à redação original, presente na lei de direitos autorais em vigor hoje, sem a reforma.
Exclusão: o usuário opta por excluir o texto proposto sem colocar nada no lugar.
Observação: as duas primeiras opções exigem que o usuário comentador justifique com um texto suas opções, o que não é exigido nas duas opções de baixo.

Faça o download do código.

{ 1 } Trackback

  1. […] no gráfico anterior, resultados parciais por propostas, a imagem abaixo mostra como o resultado fica distorcido à medida em que se consideram […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *